tigermodel
Bem vindo ao TIGERMODEL Registre-se

Participe do fórum, é rápido e fácil

tigermodel
Bem vindo ao TIGERMODEL Registre-se
tigermodel
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fios e Cabos para Automóveis

Ir para baixo

Fios e Cabos para Automóveis  Empty Fios e Cabos para Automóveis

Mensagem por thiago.datria Dom Jun 16, 2013 1:09 pm

Na montagem de autos e principalmente na confecção de seus motores, usamos uma grande quantidade de fios e cabos de diversos diâmetros. Onde conseguir estes cabos?
Poderíamos comprar de firmas especializadas ou exercitar a velha arte, tão conhecida dos modelistas, de "catar lixo". Não estou brincando, todos modelista andando pela rua já se deparou com aquela linda quantidade de fios jogada ao pé de um poste e recolheu uma "pequena" porção para seu próprio uso. Agora vou contar (para os mais novos, é claro) quais são outras boas fontes de fios de diversas cores e calibres.
Todos já tiveram em mãos um velho rádio que não funciona mais, fatalmente iria para o lixo (e foi...) e não tinha um modelista por perto para o desmontar e mostrar quantos metros de bons fios poderiam ser guardados e enfeitar bons motores. Dentro de pequenas caixinhas metálicas que regulam funções de recepção, tem uma bobina com um fio delicadíssimo, às vezes azul, às vezes vermelho e às vezes na cor natural do cobre. Este fio serve para produzir chicotes, ligações de motores e caixinhas no cofre do motor.
Outra fonte de fios é a bobina de recepção de AM, aquela com um "ferrinho" no seu interior e recoberta de cera ou plástico. Estes fios têm medida entre a dos fios de telefone e dos fios da caixinha metálica, mas alcançá-los é um pouco mais difícil, pois se estiverem envoltos em cera será preciso derreter com cuidado a cera e limpar bem o fio antes de usá-lo no modelo, já que a cera não permite a aderência das tintas. O invólucro plástico irá requerer que a peça seja deixada de molho em tinner, para que o plástico derreta, e possamos assim ter acesso ao fio.
Outra fonte interressante de cabos é o telefone. Dentro do mesmo não encontraremos grande coisa, mas seu fio enroladinho pode ser útil, pois diversas vezes me deparei com um tipo de fio em espiral ou um cabinho trançado finamente, ótimo para ligação do terra da bateria, ligação do freio ou até simular pequenos aeroquips.
thiago.datria
thiago.datria

Mensagens : 57
Pontos : 123
Data de inscrição : 21/05/2013
Idade : 37
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos